quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A liga dos Justos - O Início


 

 
 
LIGA DOS JUSTOS
 
 
Em decorrência da cisão ocorrida na Liga dos Proscritos, a Liga dos Justos foi formada em Paris em 1836 sob a liderança de Theodor Schuster. No ano seguinte à sua criação, Schuster foi substituído por Wilhelm Weitling que a dirigiu de 1837 a 1844, tendo como colaboradores na direção da Liga: Karl Schapper, George Weissenbach, Karl Hoffmann, Henri Bauer (sapateiro), Joseph Moll (relojoeiro), Hermann Everberck (escritor) e Germann Maurer (professor).
A Liga dos Justos não ficou porém restrita à capital francesa; expandiu-se na Suíça e na Inglaterra, recebendo em cada um desses países, influências diferentes.
Na França a Liga adotou as idéias utópicas, conspirativas e igualitaristas de Saint-Simon, Fourier, Babeuf, Blanqui, Cabet e Proudhon. Na Suíça predominou as idéias de Weitling. Já em Londres, apesar da influência de Owen, a Liga terá contato com uma heterogeneidade de idéias, expressas nas trade-unions, no movimento cartista e nas concepções de vários operários fabris e exilados políticos de diversos países europeus.
Por isso mesmo, entre 1843 e 1846,  Londres mais do que em qualquer outro lugar, vivenciou uma efervescência de idéias, provocando na rejeição dos pensamentos igualitário, utópico e conspirativo, difundidos naquela época, o que determinou a afirmação de novos princípios no interior da Liga, dando lugar a uma concepção de revolução como resultado “de um longo processo que combinava propaganda, ação permanente e organização”(1), além de se passar a admitir a necessidade de uma fundamentação científica em torno de uma revolução social, preparando-se “o terreno para uma aproximação com os intelectuais que, por caminhos diversos, buscavam elaborar uma teoria crítica do socialismo” (2).
No seio da Liga do Justos em Londres, começou a amadurecer a idéia da sua reorganização, produto de uma rediscussão do comunismo em novas bases.
Finalmente em 1847 é convocado um congresso para os meses de maio e junho que deveria contar com a participação de seguidores daquelas idéias em diversos países.
Em janeiro do mesmo ano, antes portanto da realização do referido congresso, Joseph Moll, em nome da “Autoridade Central da Liga dos Justos”, inicia seus contatos com a intelectualidade revolucionária espalhada em diversos países. ocasião em que encontra-se com Marx em Bruxelas e Engels em Paris, do que resultará o ingresso de ambos na Liga dos Justos.
É nesse congresso realizado em maio-junho de 1847 em Londres, que é aprovada a conversão da Liga dos Justos em Liga dos Comunistas. 


_____________
(1) Nogueira, Marco Aurélio. Introdução. In; MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista”. Petrópolis: Vozes, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário